Precisa de uma mãozinha pra financiar a facul? Inscreva-se no Fies.

Muita gente pensa que se não tiver grana não pode fazer um curso superior. Isso não é verdade. Seu sonho de estudar no UniBH pode estar ainda mais perto de se tornar real. Uma boa pedida é o Fies. Mas, se liga: as inscrições são de 7 a 14 de fevereiro.

Você sabe o que é o Fies?
Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas para pessoas com menor poder aquisitivo. Funciona assim: o governo assume as suas mensalidades – ou parte delas – e depois que você se formar, começa a quitar a sua dívida com a União. Após avaliar uma série de fatores, o governo decide o percentual de financiamento que irá lhe fornecer, que pode variar entre 10 e 100%.

O Fies usa a nota do Enem?
Sim. Para se inscrever no Fies, você tem que ter prestado do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. E mais: a sua nota tem que ser de, no mínimo 450 e você não pode ter zerado a redação. E tem critério socioeconômico também, viu? Dica de ouro: se você tiver feito Enem em anos anteriores, você pode entrar com a sua melhor nota nas edições entre 2010 e 2018.

Como funciona a questão da renda?
Para financiamento sem juros, você vai precisar comprovar uma renda familiar per capita de até três salários mínimos, já no financiamento com juros, a renda familiar a ser comprovada é de até cinco salários mínimos por pessoa.

Já ouviu falar que o Fies tem modalidades?
Pois é. Desde o ano passado o governo adotou o Novo Fies. Ele é composto de três modalidades. Uma vez incluído em uma delas, você não pode migrar para outra modalidade, tá bom?

Modalidade I: na Modalidade I, seu financiamento é totalmente sem juros. Mas como já falamos, a renda per capita familiar deve ser de no máximo três salários mínimos por mês por pessoa. Nesse tipo de modalidade, quando você for começar a quitar, o limite da sua renda será respeitado.

Modalidade II: a Modalidade II é direcionada para quem tem renda mensal familiar per capita de até cinco salários mínimos. E detalhe: ela é voltada para moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, entendeu?

Modalidade III: essa é a modalidade que abrange todas as regiões do país. Vale lembrar que nesse caso a renda mensal familiar deve ser de no máximo cinco salários mínimos, ok?

Como você pode ver, o Fies pode realmente ser uma boa pedida para você conseguir fazer o seu curso superior sonhos com uma super ajuda para conseguir financiar seus estudos. Mas oh! Você precisa ficar atento ao prazo de inscrição: é somente de 7 a 14 fevereiro. Se você quiser saber mais sobre fiador, documentação necessária e todas as infos sobre o Fies, olha que notícia boa: preparamos uma página especialmente sobre esse tema. É só clicar aqui.



Uma resposta para “Precisa de uma mãozinha pra financiar a facul? Inscreva-se no Fies.

  1. “Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá. Estaremos de férias de 22/12/21  até dia 09/01/22. Mas não perca tempo, clique aqui e faça sua matrícula de forma digital.